Todas as empresas do Grupo Copel são devidamente licenciadas e portanto estão aptas a emitir certificados de destinação de resíduos (Atenção! Somente empresas licenciadas pelos órgãos públicos competentes podem emitir tais certificados).
A Copel está preparada para desenvolver e implantar projetos e programas de gerenciamento de resíduos para seus clientes. A legislação vigente está cada vez mais exigente e complexa, assim os agentes produtivos precisam viabilizar a correta destinação dos seus resíduos sólidos classes I e II, com o menor custo possível, contribuindo com a preservação do meio ambiente a atendendo às expectativas de consumidores cada vez mais conscientizados.
Para desenvolver um SGR – Sistema de Gerenciamento de Resíduos, a Copel conta com a parceria estratégica de Consultores especializados e empresas de reciclagem e de destinação final ambientalmente correta de diferentes resíduos: óleos, tintas, solventes, metais ferrosos e não ferrosos, madeiras, isopor, etc., além de seu know how próprio em relação aos diversos tipos de papéis e plásticos.
Quando se tratar de materiais sem reciclagem possível, a Copel viabiliza a correta destinação final respeitando a periculosidade de cada resíduo, sempre atendendo às exigências da legislação pertinente.
O Gerenciamento de Resíduos deve ser conduzido de forma a minimizar os custos, quando não for possível gerar receitas, garantindo a inexistência de passivos ambientais.